Time Brown-Stanford e suas máquinas marcianas

Marte não está tão distante assim. Pelo menos é isso que afirmam os participantes do time Brown-Stanford do iGEM 2011. Os projetos desenvolvidos por eles utilizam o princípio dos exploradores: “Vamos usar o que encontrarmos no local.” No entanto, quando paramos para pensar em Marte, não conseguimos imaginar que lá haja uma fonte de recursos que facilitaria nossa “mudança” para lá. Pensando nas nossa necessidades primárias, e nas condições dos planeta vermelho, eles  em companhia dos caras da NASA,  decidiram por atacar principalmente duas questões: Energia e Abrigo.

Para o Primeiro, eles desenvolveram o projeto Powercell que consiste em modificar uma bactéria fotossintetizante para produzir compostos de carbono e nitrogênio que servirão de energia para movimentar outras máquinas biológicas, como aquelas que produzem álcool e outros combustíveis a partir de compostos orgânicos.  Em um resumo simplista, podemos dizer que eles farão combustível a partir de sol e ar. Mas não é só para produzir combustível que serve a matéria orgânica da PowerCell. Ela alimentará outras bactérias que podem produzir alimentos, remédios e até abrigos. Sim, Abrigos.

Assim introduzimos o segundo projeto e carro chefe das pesquisas: os REGObricks. Consiste em utilizar bactérias para a biocimentação de regolitos (composto que recobre a superfície de marte e da lua). Ou seja, fazer tijolos como os de concreto e com esses, construir abrigos e outros tipos de estruturas, como escudos contra radiação e plataformas de pouso.

Na nossa próxima reunião, que acontecerá na quarta feira, dia 12 vamos tentar entender os processos realizados por essas bactérias e como esse time, utilizando os princípios da biologia sintética e ajuda de pessoas e grupos especias tem construído essas máquinas. Marte é a motivação, mas a aplicação dos resultados obtidos por esse grupo pode revolucionar também a nossa vida aqui mesmo na Terra.

—————
Depois de impressioná-los com os trabalhos dos meninos do time Brown-Stranford, venhos informá-los que o nosso cronograma de reuniões está atualizado. Nos reuniremos semanalmente para discutirmos os avanços da biologia sintética e, é claro, construirmos planos mirabolantes para a nossa participação no iGEM em 2013. Se você ainda não faz parte do clube de biologia sintética e gostaria de participar inscreva-se no post abaixo e solicite sua participação no nosso grupo do google. Não é preciso ser especialista, também não é preciso ser da usp. Você pode nos acompanhar totalmente on-line. Nós transmitimos nossa reunião ao vivo, via Livestream.
Se você já faz parte do clube, fique atento ao e-mail. Confirmarei por lá o local exato da reunião.

Um Grande Abraço.  Até terça!!

ps: depois de terça colocarei um resumo e a apresentação da reunião. Vocês não terão desculpa para não conhecer essas bactérias interplanetárias.

Anúncios