Clube de Biologia Sintética

O Clube de Biologia Sintética (Clube de Synbio) é uma iniciativa acadêmico-estudantil de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo. Nossa missão é discutir e divulgar Biologia Sintética – que é uma nova abordagem de engenharia genética, área ainda incipiente no Brasil – seguindo os princípios de ciência democrática e conhecimento open source, bandeiras amplamente sustentadas pelas iniciativas da BioBricks Foundation e do iGEM, bem como toda grande maioria da comunidade de Biologia Sintética.

Com uma estrutura organizacional horizontal e uma plataforma de tomadas de decisão por consenso, nossa iniciativa é gentilmente assessorada e orientada por diversos pesquisadores e professores da USP apoiadores da iniciativa. A iniciativa é sobretudo uma atividade de empreendedorismo, pesquisa, inovação e extensão universitária, com três principais objetivos:

  1. Ser referência em Biologia Sintética no Brasil;
  2. Estimular o Empreendedorismo Biotecnológico dentro da universidade;
  3. Criar ideias inovadoras para elaborar projetos para a competição internacional de máquinas geneticamente modificadas, o iGEM.

Esses três objetivos principais englobam vários outros objetivos do grupo, como o estudo e debate de Biologia Sintética para geração de “know-how ” e divulgação da área no Brasil (principalmente através do blog), incitando o desenvolvimento da área no país procurando oportunidades que aumentem o apoio político e financeiro à projetos (sem fins lucrativos) do iGEM, uma das melhores maneiras de se unir inovação, pesquisa, educação e empreendedorismo, sendo um trampolim para o desenvolvimento da área ainda em atraso em nosso país, bem como na maioria da América Latina.

Procuramos criar uma cultura de participação no iGEM dentro da universidade, que como dito anteriormente, é a melhor maneira para começar a desenvolver Biologia Sintética no país – uma vez que a competição tem um papel protagonista na própria área, sendo a melhor plataforma para geração de partes biológicas padrão (um dos princípios fundamentais da Biologia Sintética). Pretendemos ser um agente impulsionador de uma cultura de participação no iGEM também à nível nacional, apoiando e estimulando a criação de outros times em outras universidades brasileiras.

Atualmente a iniciativa é oficialmente apoiada pela Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Mas estamos buscando parcerias com o setor privado.

Para mais informações, veja Quem Somos ou acesse nossa página de contato.

SynbioBrasil

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s